sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Como testar a paciência do cidadão

O usuário das Barcas, segundo os que a controlam!Todos sabemos que a polícia brasileira é uma polícia patrimonialista. Para dar um exemplo cabal e bem recente disso, vou falar do caso das BARCAS S.A., concessionária que faz a ligação, via Baía de Guanabara, do Rio com Niterói. Pois bem, essa empresa, que é o exemplo de descaso e abuso com o cidadão, obriga seus usuários, sobretudo nos horários de pico, a se espremerem nas estações lotadas e nas embarcações. Como se não bastasse isso, o preço da passagem aumentou de R$2,50 para R$2,80; sem claro, qualquer melhora no serviço.
A coisa continuará assim, pois não há concorrência, e inclusive há pelo menos uma linha de ônibus, ligando Rio-Niterói, que também é do mesmo dono das Barcas (a Viação 1001). Acontece que, como normalmente nesse horário de pico as estações já ficam abarrotadas de gente, mais parecendo uma lata de sardinha, basta atrasar para que aquilo vire uma verdadeira sucursal do inferno, com filas inimagináveis e claro, muita contrariedade e dor de cabeça para o pobre do usuário.
Foi assim q se deu a revolta meses atrás, e ao que parece, o clima não anda muito bom ultimamente. Tanto que já até vi por esses dias, policiais fazendo guarda nas catracas da estação. Estavam lá, os homens da lei, com seus cassetetes, prontos para impor a ordem, apostos para zelar pela inviolabilidade do patrimônio privado, olhando para os usuários (aqueles que realmente precisam ser protegidos de tantos abusos) com cara de poucos amigos, como se fossem estes, verdadeiros bandidos.
A falta de compromissos, os abusos e inclusive a arrogância dos diretores da concessionária - que parecem querer testar a inteligência do cidadão, dando declarações que beiram ao deboche - são de conhecimento geral. Ainda assim, mesmo sendo essa uma concessão pública - o que em tese deveria implicar uma séria fiscalização por parte do governo, no caso estadual - não vejo por parte das autoridades, medidas punitivas de fato sérias e concretas em relação à essa empresa. Ainda assim, muito pouco se faz. O descaso do poder público favorece a má conduta dessa empresa, permitindo que eles se dêem ao luxo de continuarem a desrespeitar seus passageiros.
Porém, basta o cidadão que vive esse tormento diariamente se revoltar, para que a tropa de choque da polícia apareça rapidamente, com todo o seu carinho habitual, prontos para conter a turba.
Polícia para quem precisa!

Blog Widget by LinkWithin